Neste fim de ano…

Porque é isto que nos move e porque são estes os louros que realmente valorizamos, neste fim de ano, não resistimos a partilhar convosco uma mensagem da Rita Carvalho, uma participante da 1ª edição da PARa School em Barca D´Alva.

“Olá caras arquitectas,
Espero que esteja tudo bem convosco e que já estejam a receber os louros tão merecidos da edição da escola PARa.
Já passou algum tempo desde que participei na vossa escola de verão, aliás estamos com um pé dentro do Inverno… Mas a verdade é que só agora vos escrevo a minha reflexão crítica, talvez porque se a tivesse escrito mais cedo seria muito provavelmente demasiado superficial e, honestamente, acho que ainda não tinha me apercebido do quão bom e valioso foi participar na PARa.
Poderia enumerar a riqueza inspiradora do lugar a que chamámos lar durante aquela semana, afinal, após todo esse tempo, quando respiro fundo em busca de algo que o presente não fornece dou por mim a viajar por vezes até Barca D’Alva, recarrego as baterias com aquelas paisagens fantásticas, aquela luz de fim de tarde que me faz respirar fundo e inspiro-me, com a preciosidade das imagens que guardo na memória.
Poderia falar da magnitude das palestras e conversas que tivemos em redor daquele lugar, como ainda hoje as palavras sábias do Álvaro Domingues transformam a minha maneira de ver o presente, ou como a paixão que a Inês Moreira enaltecia pelo pormenor me contagia hoje quando aprecio o detalhe arquitectónico, ou como as sensatas palavras da Marlucci misturadas com a originalidade do discurso do Gonçalo me abriram os horizontes, seja no modo de como criar mas também no modo de como viver o que crio, ou mesmo como o Miguel Pires Amado conseguiu por-nos em todos aquele bichinho de que seremos capazes de ser bons no que fazemos se realmente gostarmos de o fazer; e que podemos ouvir todos os dias ‘Isto tá mau!’ mas a vontade de seguir em frente…essa continua por cá!
O que é certo é que a vossa iniciativa ajudou-me a crescer, não só pessoalmente mas principalmente ao nível criativo, como futura arquitecta. A PARa forneceu-me meios que hoje ponho em prática quando penso em arquitectura, quando vivo a arquitectura e quando pratico arquitectura. Amadureci e consigo distanciar-me ao ponto de saber que foi muito graças à PARa.
Quanto às criticas que seria suposto enumerar aqui essas, bem essas de certo que vocês as distiguem melhor do que eu, mas talvez seja mais difícil terem a noção do quão gratificante é a existência da PARa, e nesse ponto eu posso contribuir.
Um bem haja, “
Ana Rita Carvalho
4 de Dezembro de 2014

Obrigada a todos! A próxima edição está já fase de execução!

PARarquitectura

Deixe um comentário